O MELHOR PORTAL DE CURSOS

http://portaldecursosrapidos.com.br/afiliados/images/banner728x90.jpg

sexta-feira, 15 de março de 2013

Sugestões de atividades a serem realizadas após a leitura de textos infanto-juvenis.






1) visitas das crianças acompanhadas de seus professores à biblioteca e/ou à Sala de Leitura;

2) contato frequente das crianças com os livros do Cantinho do Livro, sem a preocupação de delimitar o tempo para essa atividade;

3) dramatização de obras infantis, usando recursos como a caracterização dos personagens do livro, cartazes publicitários, mímica;

4) elaboração de livros pelas próprias crianças e posterior dramatização da história inventada;

5) leitura oral e parcial, pelo professor, de uma determinada história e proposição de questões sobre o seu conteúdo; após a elaboração das respostas, criação da continuidade da história através da imaginação dos pequenos leitores que serão convidados a redigir o episódio final da mesma;

6) promoção da Hora do Conto de Fadas, quando as crianças terão a oportunidade de apresentar aos colegas os contos que conhecem através de mímica, dramatização e cartazes publicitários;

7) resumo oral da leitura de um conto de fadas por crianças voluntárias e levantamento pelo professor de algumas questões como:

- O que o autor quis mostrar com o texto?

- Qual a situação da personagem principal?

- É possível mudar as situações difíceis?

Observação: o professor deve questionar as crianças o máximo possível sobre a leitura efetivada, para que as mesmas possam estabelecer relações entre a fantasia e a realidade, a fim de que os leitores aprendam a literatura como um processo simbólico;

8) elaboração de quadrinhas, após a leitura de um livro, envolvendo personagens da história e estimulando as crianças a gesticularem, enquanto as recitam;

9) registro em quadrinhos, pelos alunos, do conteúdo de uma história selecionada pelas próprias crianças;

10) realização de uma campanha publicitária sobre novos títulos adquiridos pela escola, fixando cartazes nas salas de aula e corredores;

11) organização de um mural na sala de aula onde o professor fixa informações sobre determinadas obras infantis, estimulando os alunos a lerem as mesmas;

12) relato parcial de uma história para aguçar a curiosidade dos pequenos leitores sobre seu conteúdo;

13) realização de leitura das ilustrações de uma determinada obra, mostrando sua significação dentro desse contexto;

14) estabelecimento da hora de leitura diária sempre acompanhada de atividades como narração de histórias, dramatização de obras lidas, elaboração de uma nova conclusão da narrativa lida;

15) organização de jograis para a recitação de poemas lidos;

16) realização de uma atividade mista de leitura, dramatização e registro simbólico e/ou gráfico da história lida da seguinte forma:  a turma deve ser dividida em três grupos de alunos; enquanto o primeiro grupo narra a história, o segundo, através de expressão corporal, a interpreta, e o terceiro registra gráfica e/ou simbolicamente o seu conteúdo;

17) criação de fantoches para representar o conteúdo da história lida;

18) incentivo à criação de clubes de leitura;

19) escolha de frases significativas de obras lidas, as quais devem ser afixadas no jornal mural da escola;

20) organização de atividades de leitura fora da sala de aula, num ambiente descontraído;

21) montagem da história lida apenas com gravuras que possam revelar as idéias mais importantes dessa obra;

22) relacionamento dos elementos ficcionais do texto com a realidade, utilizando jornais, revistas, reportagens, depoimentos e ilustrações;

23) relato por um aluno do início da história e a continuidade da mesma com mudanças propostas pelos próprios alunos;

24) realização de entrevistas periódicas com a professora responsável pela Sala de Leitura, para saber quais os livros que estão sendo mais lidos pelos alunos;

25) composição de uma letra que deverá ser cantada após a leitura de uma determinada obra;

26) realização da Feira de Literatura como uma forma de socializar as experiências de leitura;

27) confecção de uma caixa-surpresa que conterá sugestões de livros, recortes de jornais, de revistas que divulgam determinados títulos;

28) montagem de um quebra-cabeça que contenha o início, o meio e o fim da história lida.

Fonte: Construir Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário